Back to All Events

ŚIVAÍSMO DE CAXEMIRA - com Prof. Dr. João Gonçalves


  • Estudio 163 Praceta Gil Vicente 163 A São João do Estoril Portugal (map)

Śivaísmo de Caxemira

Horário: das 9h às 18h, interrupção para almoço entre as 12h e as 14h

Valor 120€

DSCF3479.JPG


Estudo da obra "Essência do reconhecimento de Si" (Pratyabhijñāhṛdayam)

Este curso tem o objetivo de proporcionar uma introdução ao estudo e à prática da tradição indiana conhecida como Shivaísmo da Caxemira.

Em sua história, produziram-se obras de notória complexidade filosófica, as quais foram objetos de comentários eruditos e de transmissão ininterrupta por gurus e professores tântricos até os dias atuais.

Trata-se, assim, de uma tradição viva que tem sido capaz de corresponder ao anseio de autoconhecimento e experiência mística de várias gerações de discípulos, de forma independente dos limites estabelecidos no hinduísmo védico.

Estudaremos, neste curso, a obra Pratyabhijñā-hṛdaya, “Essência do Reconhecimento de Si”, composta por Kṣemarāja (X d.C).
Esta obra sintética e introdutória trata da unidade existente entre a Consciência Universal e a Consciência Individual.

Mais sobre o Professor João Gonçalves

Atua como professor de sânscrito, filosofias da Índia e práticas meditativas no Ashram Urbano e em diversos cursos livres de yoga em todo o país.

Atualmente seu trabalho está voltado para a pesquisa e difusão do Śivaísmo da Caxemira, um sistema filosófico indiano, de base tântrica, cuja literatura floresceu a partir de VIII d.C. e vem sendo praticado e transmitido até os dias atuais (conheça o GES – Grupo de Estudos Śivaítas, coordenado pelo Prof. João Gonçalves).

Com esse objetivo, viaja constantemente para a Índia, onde participa de seminários e outras atividades na cidade de Vārāṇasī, e lá mantém contato com os professores e pesquisadores Bettina Bäumer e Mark Dyczkowski, de quem está traduzindo, para o português, o livro The Doctrine of Vibration (A Doutrina da Vibração), que será publicado em breve pela Editora Palas Athena.

Mais informação e biografia em https://ashramurbano.com.br/