Yoga para a tua coluna

A coluna é a estrutura mais central do corpo humano. Por um lado protege a medula e os nervos espinais e por outro sustenta o corpo. Fornece um eixo que tem de ser parcialmente rígido mas permitir a mobilidade, exibindo um equilíbrio extraordinário entre estas duas exigências aparentemente contraditórias. Apesar da sua importância vital, é normal observar uma perda progressiva tanto da sua mobilidade como da sua funcionalidade com a idade.

Hoje em dia, são raras as pessoas que não têm algum problema a nível da coluna, sejam hérnias, escolioses, lombalgias, hiperlordoses ou hipercifoses. O nosso estilo de vida, más posturas, falta de exercício ou até o excesso de exercícios repetitivos são factores que causam desequilíbrios nos musculos, tendões, ligamentos e cartilagens que dão estrutura à coluna.

yoga para a coluna

Os yogis descobriram a importância de manter a coluna saudável, fortalecida e flexível há milhares de anos e tornaram-na no eixo central de trabalho dos ásanas (posturas). Segundo um ditado yogi antigo, "o teu corpo é tão novo, quanto a tua coluna é flexível", ou seja, manter a coluna flexível, é vital para nos mantermos saudáveis.

Com efeito, o Yoga pode ajudar-nos a melhorar a postura, recuperar a mobilidade da coluna e protege-la de novas lesões. Por exemplo, quando praticado com os cuidados necessários, o Yoga pode ser uma excelente ferramenta para reverter as hérnias discais ou pelo menos contribuir para uma melhor qualidade de vida de quem as tem.

Uma prática de Yoga completa deve permitir trabalhar toda a coluna vertebral, incluindo ligamentos anteriores, posteriores e laterais. Por isso é que normalmente se incluem ásanas de lateralização, flexão, extensão e torção nas práticas e aulas de Yoga. E dentro de cada uma destas categorias, diferentes ásanas vão trabalhar diferentes regiões da coluna. 

É frequente as disfunções da coluna como as hérnias e lombalgias terem causas complexas, envolvendo estruturas musculares, ligamentares e ósseas. Cada vez mais diagnósticos destes são acompanhados da recomendação ao paciente para praticar Yoga. No entanto, a prática de Yoga terá de ser ajustada à condição da pessoa para não exacerbar o problema

A YogaPro desenvolveu por isso um workshop para te dar as bases sobre o que são as disfunções mais comuns da coluna de modo a poderes adaptar as práticas às tuas necessidades ou dos teus alunos.