Yindireita-te!

A nossa postura tem um impacto tremendo na nossa saúde – afecta músculos, tendões, ligamentos,

órgãos; afecta a forma como conseguimos adaptar-nos a diferentes exercícios; afecta a respiração e a digestão… Então porque é que lhe damos tão pouca atenção? Porque é que as pessoas não são ensinadas a analisar a sua postura e os seus maus hábitos e a procurar modos de os corrigir?

Em muitos casos pode parecer impossível alterar problemas posturais, mas basta estarmos atentos e incorporarmos alguns hábitos para ter resultados. Alguns exercícios simples do yoga, podem ajudar imenso. Por um lado, dão-te consciência da tua postura e por outro fortaleces os teus músculos posturais mais preguiçosos.

A postura de costas arredondadas que muitos de nós temos, está muitas vezes associada à má postura das horas em frente ao computador, a olhar para o telemóvel, a conduzir, etc. Mas para a maioria das pessoas pode ser facilmente revertida se incorporarmos alguns exercícios no nosso dia-a-dia para fortalecer os músculos escapulares (rombóides, infraespinhal, pequeno redondo, serratus) e para alongar os peitorais e o grande dorsal. E, sobretudo, se começarmos a ter consciência da nossa má postura e nos obrigarmos a contrariá-la durante o dia. Pensem tantas vezes quanto possível ao longo do dia até vos ser natural: “abrir peito e tentar aproximar as omoplatas uma da outra”.

Maria João

Source: https://yoganatomia.blogspot.com/2018/04/y...