Fáscia e Yoga

A fáscia é um tecido que envolve e dá estrutura a todo o nosso corpo e é importantíssimo para que te movas de forma saudável. 

É responsável por ligar diferentes músculos e grupos de músculos, criando meridianos ao longo do corpo, transmitindo força e coesão entre as partes e dando-nos flexibilidade e capacidade de absorver os impactos. Possui elevado número de nervos e mecanoreceptores, e é o órgão mais importante para a propriocepção (a capacidade em reconhecer a posição e orientação do corpo e das suas partes e a força exercida pelos músculos, ou seja, é o que nos permite manter o equilíbrio nas nossas diversas actividades). 

YogaPro, vinyasa.jpg

A fáscia é por isso importantíssima para a consciência postural, a coordenação motora, e o equilíbrio.

Ao longo da nossa vida, a fáscia vai acumulando lesões e disfunções (como  espessamentos, rigidez ou inflamação e dor crónica) devido às más posturas, à falta de exercício e de alongamento e a lesões ou outras situações traumáticas. 

Muitas vezes, dores crónicas não diagnosticadas têm origem na fáscia porque a nossa medicina ainda não faz uma avaliação sistematizada do estado de saúde deste tecido. Um exemplo bastante frequente entre corredores e outros desportistas é a fasciite plantar que até recentemente não era diagnosticada correctamente.

Para ter uma fáscia saudável, temos de a alongar, nutrir e hidratar. Os poucos estudos existentes mostram que a fáscia responde de forma diferente dos músculos ao trabalho de alongamento. A fáscia intramuscular deve de ser alongada com movimentos suaves e pulsantes como o que se faz por exemplo numa prática de Vinyasa Yoga. Já a fáscia extramuscular só relaxa totalmente em alongamentos com duração elevada (2 a 5 minutos) e quando os músculos estão completamente relaxados, sendo por isso mais trabalhada nas práticas de Yin Yoga

No YogaPro previligiamos estas duas práticas e criámos formações que permitem aos professores de Yoga inclui-las nas suas aulas...

Maria João

Referências

Clark, 2012. The Complete Guide To Yin Yoga : The Philosophy And Practice Of Yin Yoga. White cloud press.

David Keil. 2014. Functional Anatomy of Yoga: A Guide for Practitioners and Teachers. Lotus Publishing, USA. 

Leslie Kaminoff and Amy Mathews. 2012. Yoga Anatomy, Second edition.

Schleip 2003. Fascial plasticity- a new neurobiological explanation. Part 1. Journal of Bodywork and Movement Therapies 7, 11e19. 

Schleip & Müller 2013. Training principles for fascial connective tissues: Scientific foundation and suggested practical applications. Journal of Bodywork & Movement Therapies 17, 103-115