Quando o Yoga e a Religião se cruzam

Yoga não é nem faz parte de uma religião em si. Nasceu de sábios e pensadores livres e assim foi transmitido dentro da sua tradição de guru/professor para discípulo. Existe uma descrição do entendimento daquilo que é o Mundo e o que o rege, bem como da própria natureza do Humano- pensamento místico e filosófico. Através das práticas, rituais e transmissão de conhecimento pretende-se que o praticante crie uma ligação…

Read More

Yoga para a tua coluna

“… o Yoga pode ajudar-nos a melhorar a postura, recuperar a mobilidade da coluna e protege-la de novas lesões. Por exemplo, quando praticado com os cuidados necessários, o Yoga pode ser uma excelente ferramenta para reverter as hérnias discais ou pelo menos contribuir para uma melhor qualidade de vida de quem as tem.”

Read More

Praticar e estudar yoga numa só linhagem ou conhecer vários pontos de vista. 

O Mundo do Yoga é difícil de navegar, principalmente se acabaste de chegar. No Ocidente (vamos utilizar esta designação para dizer “por cá” por oposição ao que é na India) há uma grande quantidade de abordagens e cada uma irá dizer-te algo diferente e, algumas vão dizer-te que aquela é a única/verdadeira/mais antiga forma.

Queremos dar-te a conhecer a nossa posição quanto a esta questão, não só do ponto de vista pessoal, mas também o que praticamos enquanto Escola de formação de profissionais.

Read More

Fáscia e Yoga

(…) A fáscia intramuscular deve de ser alongada com movimentos suaves e pulsantes como o que se faz por exemplo numa prática de Vinyasa Yoga. Já a fáscia extramuscular só relaxa totalmente em alongamentos com duração elevada (2 a 5 minutos) e quando os músculos estão completamente relaxados, sendo por isso mais trabalhada nas práticas de Yin Yoga

No YogaPro previligiamos estas duas práticas e criámos formações que permitem aos professores de Yoga inclui-las nas suas aulas...

Read More

Dores e desequilibrios musculares

(…)O teu corpo funciona como um sistema e tem de ser tratado como um sistema! Quando te doem as costas, pode parecer que a coisa mais óbvia a fazer é alongar as costas ou receber uma massagem. Isso até pode resultar no imediato, mas o mais provável é a dor regressar. (…) Este processo não é rápido. Implica tempo, esforço, atenção. Mas a boa notícia é que é um excelente investimento em ti próprio e que quando o consegues, passa a fazer parte de ti!

Read More

Alinhamento funcional – privilegiar a função e não a forma (ou aparência)

Quando fazemos posturas de yoga, podemos ter objectivos muito variados, desde alongar diferentes músculos até ao objectivo estético. E consoante o objectivo, a postura pode manifestar-se de variadas maneiras. Quando o nosso objectivo é apenas estético, procuramos por exemplo alcançar um máximo de amplitude em determinada postura, ou alinhar milimetricamente determinadas partes do corpo. Mas por vezes, esse alinhamento estético pode não respeitar as nossas características anatómicas específicas ou pode não ser o mais adequado para outros objectivos como o aumento da flexibilidade ou da força em determinados grupos musculares. 

O alinhamento funcional, pelo contrário, pretende melhorar as funções neuro-musculares. Ou seja,…

Read More

O que é Yoga?

“Na Natureza bem como na História da Humanidade, para sobreviver é preciso mudar, adaptar, evoluir. Cada coisa tem o seu tempo próprio, o seu caminho, e o Yoga não é uma excepção. Acredito que esta expansão do Yoga é apenas parte natural da evolução de uma prática e filosofia que não só está a sobreviver como está a prosperar. “

Read More

Ter uma Consciência e Ser Consciente

“Ser Consciente é algo que nunca acaba, quase diria que nunca és Consciente, vais sendo, tens momentos. Ser Consciente não é uma coisa bonita ou agradável, é ver aquilo que É, quando é bonito e quando é feio. Ser Consciente é algo interno que não se aprende em livro nenhum, é uma escolha, diária, constante. É uma “batalha” interna contra a ignorância daquela que é a tua verdadeira Essência.”

Read More

Porque é que a minha bacia não abre?

“Há muitas pessoas que têm limitações a este nível e com as quais devemos ter atenção nas posturas de yoga, procurando alternativas que não as irão lesionar. Antes de uma prática de yoga deve-se avaliar o aluno em relação à morfologia pélvica e nos casos mais extremos, devemos fazer alterações substanciais às posturas que envolvem abertura pélvica.” 

Read More

Yindireita-te!

“Em muitos casos pode parecer impossível alterar problemas posturais, mas basta estarmos atentos e incorporarmos alguns hábitos para ter resultados. Alguns exercícios simples do yoga, podem ajudar imenso.”

Read More